Quem sou eu

Minha foto
Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Fortunata Armanini EMMFA

domingo, 10 de julho de 2011

AFETIVIDADE EM SALA DE AULA

PROF. ELISABETE DOS SANTOS          
Atualmente, muito se tem discutido e debatido sobre educação, e, com ela abre-se os debates para as questões afetivas estimulando e promovendo a aprendizagem.
Segundo o dicionário de Língua Portuguesa, afetividade significa um conjunto de fenômenos psíquicos que manifestam sentimentos e paixões, acompanhados sempre da impressão de dor, insatisfação, de agrado ou desagrado, de alegria ou tristeza.
O afeto, palavra que se origina do latim (afetar, tocar) é o elemento básico da afetividade, apresenta-se como manifestações dos sentimentos e se desenvolve na interação com o outro.
É através desta interação que o indivíduo recebe e doa afeto e, consequentemente, manifesta seus sentimentos.
No aspecto pedagógico, as relações afetivas que são estabelecidas entre professor e aluno criam um “campo” ou “vínculo” que estimulará e fornecerá condições para o desejo de aprender, sejam quais forem os conteúdos.
É através do vínculo estabelecido nesta relação, que o aluno transferirá ao professor seus valores e sentimentos, colocando-o em uma aura especial, como um ser especial, uma autoridade.
Diante disto, então, percebe-se que o professor ocupa um lugar de extrema importância nesta relação, pois cria situações afetivas objetivando, não só promover a aprendizagem, mas ajudar o aluno a desenvolver-se em um ambiente de confiança, segurança e respeito.
Para tal, este professor deve abrir-se para que as situações afetivas aconteçam em sala de aula, escutando, tocando, olhando, estimulando, respeitando e dialogando com seus alunos e alunas.
Muitas pessoas confundem afetividade com “melosidade”. Diferentemente deste, afetividade é o compromisso docente, é a preocupação com o aluno, é o bem querer, é o comprometimento com uma educação que forme o indivíduo para viver e conviver na sociedade de forma autônoma.
O professor que permite que o afeto flua no ambiente da sala de aula, compromete-se com o desenvolvimento global de seu aluno e que, refletirá em toda a existência deste aluno(ser na essência e sujeito em formação).
Na relação professor e aluno perpassam muito mais que conteúdos pré estabelecidos, transitam valores, sonhos, estímulos, sentimentos, alegria... e o professor de posse do reconhecimento que os vínculos afetivos promovem, oportuniza o desenvolvimento do autoconceito positivo deste aluno e, com isto, potencializa seu sentimento de competência.
FLÁVIA SAMPAIO
Especialista em Intervenção Cognitiva e Aprendizagem Mediada pelo ICELP de Israel, Especialista em Gestão Escolar, Pedagoga, Professora de Cursos de Pós Graduação, Colunista e palestrante.

Video animação da água

PROF. ELISABETE DOS SANTOS
O vídeo, Água, é um comercial premiado em Cannes, França, cujo tema é a água, que a mesma utilizou em palestra com alunos de escola pública estadual, na questão da educação ambiental.
Um ótimo material para trabalhar com alunos, pois envolve animação, humor, música e consciência ambiental e social...

Video O menino a favela e as tampas de panela

PROF. ELISABETE DOS SANTOS
O encantador e surpreendente curta-metragem O menino, a favela e as tampas de panela
Curta produzido pela TV Cultura do Estado de São Paulo, trata-se de episódio brasileiro da série "Abra Porta", em que cada episódio mostrava a rotina de um país.
Vídeo dirigido por Cao Hamburger, com roteiro de Anna Muylaert e a participação especial da Banda Bate-Late/Fundação Orsa.
Um belo material para trabalhar a questão do preconceito e de que as aparências às vezes enganam. O menino que aparentemente "rouba" tampas de panela e é perseguido pelas ruas da favela, na verdade, tem um outro objetivo com sua ação.
Vejam o final surpreendente de uma curta-metragem criativo e original, que trabalha a questão social e façam sua própria reflexão...