Quem sou eu

Minha foto
Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Fortunata Armanini EMMFA

terça-feira, 22 de novembro de 2011

ESTIMULAR A LEITURA E A ESCRITA ATRAVÉS DE HISTÓRIAS

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=36791
A fábula da Dona Baratinha, é ainda uma história que encanta o público infantil e, em sala de aula, oportuniza um rico trabalho, perpassando por diversos conteúdos.
Para iniciar o trabalho com a história e incentivar a escrita dos alunos, a sugestão é a reescrita do convite do casamento da Dona Baratinha. A feijoada é outro ponto marcante da história, por isso você poderá usá-la também como um meio para incentivar e contextualizar a leitura e a escrita. Inicie este momento organizando os alunos em rodinha para que possam socializar a tarefa de casa, mostrando e contando um pouco das receitas de feijoada que trouxeram.
Como a feijoada é uma receita mais complexa e a execução com os alunos seria muito difícil e cara, a opção para que eles possam, ao mesmo tempo, trabalhar com o gênero textual receita e também vivenciá-la, é a confecção de uma Musse de maracujá.
Achei uma aula muito interessante, prática e prazerosa para estimular os alunos. Através desta aula você poderá trabalhar:
_Produzir pequenos textos;
-Melhorar o vocabulário;
-Desenvolver a oralidade;
-Desenvolver o gosto pela leitura;
-Ampliar a habilidade de ouvir;
-Melhorar o desempenho da escrita ortográfica;
-Desenvolver o raciocínio lógico matemático;
-Conhecer o gênero textual receita;
-Utilizar grandezas, medidas, números e operações em seu cotidiano.

Por Marilda Signor

Nenhum comentário:

Postar um comentário