Quem sou eu

Minha foto
Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Fortunata Armanini EMMFA

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Vídeo: um recurso didático

“As palavras são portas e janelas. Se debruçarmos e repararmos, nos inscrevemos na paisagem. Se destrancarmos as portas, o enredo do universo nos visita. Ler é somar-se ao mundo, é iluminar-se com a claridade do já decifrado. Escrever é dividir-se. Cada palavra descortina um horizonte, cada frase anuncia outra estação. E os olhos, tomando das rédeas, abrem caminhos, entre linhas, para as viagens do pensamento. O livro é passaporte, é bilhete de partida. A leitura guarda espaço para o leitor imaginar sua própria humanidade e apropriar-se de sua fragilidade, com seus sonhos, seus devaneios e sua experiência. A leitura acorda no sujeito dizeres insuspeitados enquanto redimensiona seus entendimentos. Há trabalho mais definitivo, há ação mais absoluta do que essa de aproximar o homem do livro?”.
                                                                             Bartolomeu Campos de Queirós

(A Menina que odiava livros – Manjusha Pawagi e Jeanne Franson )


O LIVRO E A LEITURA
A ampliação dos estudos da leitura como ciência revelou que ler implica em fatores que vão além do código escrito e estão em estreita interação com atividades do pensamento e do aprendizado em geral. Entende-se a aprendizagem como atividade do indivíduo para modificar ou elaborar, mentalmente, estruturas cognitivas que configuram no mundo por meio da categorização de seres, objetos ou eventos com os quais ele se interage.
O livro, sujeito e objeto da ação cultural e meio de comunicação, é o que mais favorece a concentração necessária para que o aluno classifique e organize devidamente as categorias em sua mente. Por isso, se propõe, como procedimentos metodológicos, a neutralizar a complexidade do ato de ler, ou seja, de criar uma prática de leitura.
O ato de ler deve ser uma prática incorporada à educação e não apenas uma aquisição de informações e conhecimentos.
O livro ajuda o aluno a desenvolver sua personalidade e seu comportamento afetivo, exercita seu espírito crítico, libera a mente de preconceitos e discriminações e o orienta para as compreensões objetivas dos fatos, motivando-o à participação ativa na sociedade em que vive.
Assista agora o vídeo do livro “A menina que odiava livros”, onde podemos trabalhar a importância de conhecer este mundo mágico da leitura, uma forma de estimular a imaginação de qualquer um, inclusive os alunos.  Viajar na imaginação, CONHECER...os livros, a literatura...disponibilizar esta visão de leitura como algo maravilhoso deveria ser compromisso de todos educadores!!!


Animação conta a história de Nina, uma menina que não gostava de ler, mas que, ao se deparar com o rico universo da leitura, descobre uma nova realidade!



Micheli Canova Hickmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário