Quem sou eu

Minha foto
Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Fortunata Armanini EMMFA

domingo, 13 de novembro de 2011

MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA.wmv

“É preciso entender que a desigualdade no Brasil tem cor, nome e história. Esse não é um problema dos negros no Brasil, mas sim um problema do Brasil, que é de negros, brancos e outros mais”.

   O vídeo serve para  trabalhar a “Consciência Negra” que é comemorado no dia 20 de novembro.


É impossível fechar os olhos e fingir que não há discriminação no Brasil (e fora dele) contra negros, indígenas, migrantes, portadores de deficiências, mulheres, etc. Ao mesmo tempo em que a educação reafirma a necessidade da inclusão, vemos que a intolerância contra pessoas que não correspondem a um padrão é crescente, e tem sido causa de inúmeros conflitos e problemas, tanto na escola quanto na sociedade.
                        Sabemos que o tema é delicado e é preciso muito tato para abordá-lo, principalmente se há casos recorrentes de discriminação na classe e na escola. Precisamos contribuir de alguma forma para conscientizar alunos, professores e comunidade escolar de que o respeito às diferenças é o primeiro passo nos tornarmos cidadãos de verdade.
                        Podemos realizar leituras diversas e vídos, para trabalhar o preconceito com alunos. Cada professor cria e adapta as sugestões às suas possibilidades e ao seu planejamento, desenvolvendo-as como puder em sala de aula.

Postado por: Prof. Élcida Regina Gelain

Nenhum comentário:

Postar um comentário